SINDOMAR participa da inauguração do corredor de fertilizantes do Arco Norte das associadas VLI e COPI

A VLI e a COPI, empresas associadas do Sindicato dos Operadores Portuários do Maranhão (SINDOMAR), realizaram na manhã desta quarta-feira (14) a cerimônia de inauguração do novo corredor de importação de fertilizantes do Arco Norte no Porto do Itaqui, em São Luís (MA). O presidente do SINDOMAR, Raul Lamarca participou do evento e destacou a sua importância para o desenvolvimento do setor no estado. 

“Todo o crescimento significativo que temos acompanhado do complexo portuário do Maranhão, especificamente no Porto do Itaqui, se devem às suas vantagens logísticas e também aos grandes investimentos feitos pelos operadores portuários nos últimos anos”, disse Lamarca. Ele lembrou que dentre essas vantagens estão as grandes profundidades naturais, que permitem a redução dos fretes marítimos por meio de embarcações maiores, e as conexões ferroviárias, já que o Porto do Itaqui tem conexão direta as ferrovias Transnordestina e Estrada de Ferro Carajás, por meio da qual se liga à Ferrovia Norte Sul. 

Lamarca também destacou a importância da iniciativa pelas empresas associadas. “Nossas associadas COPI e VLI foram visionárias ao fazerem esse grande investimento conjunto, pois falamos da abertura de um novo corredor logístico brasileiro para os fertilizantes no modal ferroviário, já amplamente explorado por outras cadeias como a dos grãos vegetais, commodities minerais e combustíveis”, pontuou Lamarca.     

O projeto conta com investimentos conjuntos de aproximadamente R$ 400 milhões e tem capacidade para movimentar até 1,5 milhão por ano de toneladas do insumo, suprindo a demanda crescente por fertilizantes no Arco Norte do país. Os testes operacionais foram realizados ainda no final de 2022, e em 2023, mais de 100 mil toneladas de insumos para fertilizantes já foram transportadas pelo corredor, projetado para atender produtores situados em uma área que abrange os estados do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Bahia e Piauí, além do Tocantins, Maranhão e do Distrito Federal.

“A inauguração do corredor de fertilizantes é mais uma mostra do compromisso da VLI com a geração de valor na cadeia de negócios dos nossos clientes e um grande estímulo ao fortalecimento da infraestrutura logística do Arco Norte do país. Estamos certos de que este projeto representará um marco na história do agronegócio de toda a região, pela eficiência e competitividade da ligação ferroviária, que permitirá o transporte de insumos fertilizantes em direção a zonas produtoras e, no fluxo inverso, a movimentação da safra em direção ao sistema portuário do Maranhão, contribuindo para as exportações brasileiras”, afirma Fábio Marchiori, CEO interino e diretor-executivo Financeiro, de Supply Chain e de Serviços da VLI.

“Com a expertise da COPI na logística de fertilizantes, a competência da VLI na movimentação de produtos e a força dos nossos clientes, temos certeza de que este novo fluxo será o catalisador do crescimento do agronegócio na região centro norte do país, contribuindo fortemente para o seu desenvolvimento socioeconômico. Importante destacar também a fundamental parceria e apoio da EMAP como autoridade portuária e agente fomentador de desenvolvimento, e dos poderes públicos estaduais e federal na realização deste feito. Estamos muito felizes em celebrar este importante marco atingido e o início deste novo fluxo”, afirma Guilherme Eloy, CEO da COPI.

A operação do novo corredor consiste no carregamento pela COPI, no Porto do Itaqui, de composições da VLI, de onde a carga segue por ferrovias VLI até a nova estrutura especialmente projetada e construída pela COPI para esta operação, destinada à recepção, armazenagem e expedição de fertilizantes, no Terminal Integrador de Palmeirante (TIPA), no Tocantins, de propriedade da VLI. 

 

Com informações da Assessoria de Imprensa da VLI

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