SINDOMAR patrocina VI Simpósio de Gestão Portuária e incentiva debate sobre o fortalecimento da atividade no Maranhão

O presidente do Sindicato dos Operadores Portuários do Maranhão (SINDOMAR), Raul Lamarca, participou nos dias 26 e 27 das atividades do VI Simpósio de Gestão Portuária, que ocorreu em São Luís no período de 23 a 28 de junho.  A entidade foi uma das apoiadoras do evento técnico-científico que teve como tema central “Sustentabilidade Portuária e ESG” e cujo objetivo foi fortalecer e promover a difusão de conhecimento e práticas sobre questões ambientais, sociais e de governança aplicadas ao setor portuário.

Ao apoiar o evento, o SINDOMAR reforça a importância de parcerias estratégicas no sentido de incentivar o desenvolvimento e a competividade do setor portuário do Maranhão. “É um prazer para o SINDOMAR patrocinar e apoiar essa iniciativa para fomentar o setor portuário”, pontuou o presidente do Sindicato, Raul Lamarca, que participou do encontro de líderes realizado segunda-feira (26) e dos painéis, palestras e estudos de casos na terça-feira (27).

O coordenador do evento e professor da UFMA, Sérgio Cutrim, fez questão de realçar a importância da parceria entre o setor portuário, o SINDOMAR e a academia. “Essa relação é essencial, pois sabemos que é importante conectar o setor portuário com a sociedade e também com a academia. Executamos isso de diversas formas e uma delas é a realização desses eventos”, disse Sérgio Cutrim.

Promovido pela Universidade Federal do Maranhão, por meio do Grupo de Pesquisa LabPortos, o evento, segundo o coordenador, teve como propósito difundir o conhecimento portuário não apenas do ponto de vista teórico, acadêmico ou metodológico, mas também, do ponto de vista das melhores práticas do mercado.

A programação foi encerrada nesta quarta-feira com visitas técnicas aos portos do Itaqui e Vale, que foram acompanhadas pelo analista do SINDOMAR, Daniel Pereira.

OGMO

Também participou do VI Simpósio de Gestão Portuária a Diretora Executiva do OGMO Itaqui, Ana Cláudia Barbosa. O OGMO – que é parceiro do SINDOMAR em muitas ações – é responsável pela gestão do trabalho portuário avulso no Porto do Itaqui. O OGMO tem papel importante na modernização do sistema portuário, garantindo mão de obra especializada a todos os usuários do porto.