COMPLEXO PORTUÁRIO DO MARANHÃO

O complexo portuário do Maranhão está localizado na Baía de São Marcos e atualmente conta com três instalações portuárias, sendo uma delas o Porto do Itaqui, porto público multipropósito administrado pelo governo do estado por meio da Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), e dois Terminais de Uso Privativo (TUPs), administrados pela Vale (exportação de minério de ferro) e pela ALUMAR (exportação de alumina e alumínio).

Como principais vantagens do complexo pode-se citar as suas águas profundas, o que lhe permite receber os grandes navios das rotas transoceânicas, bem como as conexões ferroviárias, que dão mais produtividade para os fluxos de entrada e saída de carga de seus terminais. Por conta dessa vantagem, historicamente o complexo portuário do Maranhão é o maior em movimentação de carga do país, com mais de 200 milhões de toneladas movimentadas nos últimos anos.

Com toda essa pujança econômica e logística, dois novos TUPs estão em fase de desenvolvimento na Baía de São Marcos. Nos próximos anos, as inaugurações do Porto São Luís, atualmente pertencente ao grupo Cosan, e do Terminal Portuário de Alcântara (TPA), da Grão Pará Multimodal (GPM), devem aumentar ainda mais competitividade do complexo nacionalmente.

Saiba mais: https://www.portodoitaqui.com/_files/arquivos/plano-mestre.pdf

Nossos Portos

Itaqui

O Porto do Itaqui integra o Complexo Portuário do Maranhão, juntos com os Terminais de Ponta da Madeira, da Vale, o Terminal da Alumar. É administrado pelo governo do estado do Maranhão por meio Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP) e atualmente conta com uma infraestrutura portuária de 9 berços e se destaca como um dos principais portos brasileiros, considerando o volume exportado de grãos agrícolas e as importações de combustíveis.

ponta da madeira

O Terminal Marítimo de Ponta da Madeira é um porto privado e pertence à mineradora Vale e fica adjacente ao porto de Itaqui. Destina-se principalmente à exportação de minério de ferro trazido do projeto Serra dos Carajás, no Pará, por meio da Estrada de Ferro Carajás.

Desde 2014 é o maior terminal de uso privativo (TUP) brasileiro em cargas movimentadas, contando com uma estrutura de três píeres e cinco berços de atracação, o que, somada às grandes profundidades, o permite carregar os grandes navios Valemax com 400 mil toneladas de minério de ferro.

Alumar

O terminal portuário da ALUMAR (Consórcio de Alumínio do Maranhão), também localizado na Baía de São Marcos, recebe insumos como a bauxita, que é beneficiada, transformada em alumina e por final, o alumínio, que, também através do porto, é exportado.